REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO (RDC)

Primeiro projeto de MSF no país em 1977

1.694.100 consultas ambulatoriais
680.700 pacientes de malária tratados
567.800 vacinações contra sarampo em resposta a surtos

Apesar da escalada de conflitos violentos e das restrições impostas pela pandemia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) prestou assistência humanitária e médica vital em 16 das 26 províncias da RDC. Nossos serviços incluíram assistência médica geral e especializada, nutrição, vacinação, cirurgia, cuidados materno-infantis, apoio médico e psicológico para vítimas de violência sexual e pessoas vulneráveis, bem como atividades de tratamento e prevenção para HIV/Aids, tuberculose (TB) e cólera. Também respondemos à maior epidemia de sarampo da RDC e a dois surtos simultâneos de Ebola.

COVID-19
O impacto da pandemia foi sentido em todos os 14 projetos de MSF e nas 28 intervenções de emergência na RDC. Nas províncias onde realizamos projetos regulares, as instalações foram adaptadas para garantir a continuidade do atendimento, inclusive para os 2.093 pacientes do hospital Kabinda, apoiado por MSF, que se dedica ao tratamento de HIV/Aids e TB avançados.

SARAMPO
Além de COVID-19, em 2020 a RDC ainda viveu o maior surto ativo de sarampo do mundo, que começou em meados de 2018. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 70.652 casos confirmados e relatadas 1.023 mortes entre janeiro e agosto de 2020.

EBOLA
No leste, o maior surto de Ebola na história do país foi declarado encerrado em junho. Até então, havia infectado 3.470 pessoas e custado 2.287 vidas. MSF apoiou a resposta, fornecendo cuidados em centros de tratamento e trânsito; oferecendo atendimentos não relacionados com o Ebola; colaborando com o programa de vacinação e a promoção da saúde. O 11º surto foi declarado na província de Équateur em 1º de junho. Em 2020, MSF tratou 199 pacientes com Ebola.

VIOLÊNCIA SEXUAL
O nível de violência sexual permanece extremamente elevado na RDC. Durante 2020, MSF prestou assistência médica e psicológica às vítimas de violência sexual em Kasai-Central, Ituri, Kivu do Norte, Kivu do Sul, Maniema e Haut Katanga.

 

Quero ajudar
Toda ajuda é muito importante para nós