Nº Relatório Anual 2021.

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO (RDC)

MSF atuou no país pela primeira vez em 1977

1.753.200  consultas ambulatoriais
717.000 vacinas contra sarampo em resposta a um surto
860 pessoas com HIV avançado sob cuidados diretos de MSF

Poucos meses após o fim declarado do surto de sarampo que durou de 2018 a 2020, o número de casos voltou a subir no país. Equipes móveis apoiaram diversos focos epidêmicos com atividades de vacinação, diagnóstico e vigilância epidemiológica. Respondemos também a surtos de cólera, febre tifoide, meningite, malária e a dois surtos de Ebola no Kivu do Norte.

Durante duas novas ondas de COVID-19, auxiliamos as clínicas universitárias de Kinshasa e outros centros de tratamento, lançamos respostas de emergência fora da cidade e apoiamos instalações de saúde locais.

Em Goma e Kinshasa, treinamos as equipes dos hospitais de Bunia, Mbuji-Mayi e Boma no manejo clínico do HIV.

Mesmo após a escalada da violência em Ituri e Kivu do Norte, nossas equipes mantiveram a oferta de serviços de saúde básicos e especializados por meio de clínicas móveis, referências por ambulância, provisão de pontos de água e saneamento e distribuição de itens essenciais. Apenas em Ituri, atuamos em mais de 20 locais com pessoas deslocadas.

Em outubro, suspendemos as atividades em Bambo e Nizi (Ituri) após um ataque armado que feriu dois colegas. Repetidos atos de violência a instalações de saúde apoiadas por MSF no Kivu do Norte levaram à redução dos projetos na região. No Kivu do Sul, fechamos dois projetos em Baraka e Kimbi, após incidentes críticos que afetaram nossas equipes no final de 2020.

Ao longo do ano, nossas equipes trabalharam com sobreviventes de violência sexual em Kivu do Norte, Kivu do Sul, Ituri, Maniema e Kasai Central.

Em maio, após a erupção do vulcão Nyiragongo no Kivu do Norte, MSF ofereceu apoio em Sake, em Goma e na estrada para Rutshuru, fornecendo água potável e, na prevenção de um surto de cólera, cloro e latrinas. Também atuamos em Rutshuru com cuidados básicos e referências ao hospital local e instalações de água e saneamento. Com o retorno das pessoas a Goma, apoiamos os centros de saúde locais.

Quero ajudar
Toda ajuda é muito importante para nós