Destaques

Terremotos na Síria e na Turquia

No dia 6 de fevereiro, terremotos de magnitude 7,8 e 7,6 atingiram o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria, respectivamente. Mais de 56 mil pessoas morreram e cerca de 24,6 milhões foram afetadas após os fortes tremores em ambos os países, segundo atualização da Organização das Nações Unidas (ONU)*. Médicos Sem Fronteiras (MSF) conseguiu responder rapidamente ao desastre, porque já estava presente no noroeste da Síria, dando apoio à população afetada por 12 anos de guerra. Como ação imediata, reforçamos a capacidade de resposta de emergência das equipes locais e doamos medicamentos e suprimentos médicos essenciais para equipes de resgate e instalações de saúde.

Com a infraestrutura de saúde do noroeste da Síria gravemente afetada e muitas pessoas vivendo em acampamentos informais, nossas equipes atuaram com clínicas móveis e apoio de saúde mental para atender a população. Na Turquia, MSF apoiou organizações locais que trabalharam nas áreas afetadas com a distribuição de itens essenciais, além de apoio psicossocial e melhorias nas condições de água e saneamento.

Ciclone Freddy

O ciclone Freddy — o mais intenso já registrado por estações meteorológicas e um dos eventos mais mortais da história climática do Malaui — atingiu a região sul do país no dia 12 de março com chuvas e ventos fortes, causando danos a estradas, edifícios e sistemas de eletricidade. MSF respondeu às necessidades médicas e humanitárias na cidade de Blantyre e nos arredores, onde atuamos desde 2018 com um projeto para o câncer do colo do útero. Em Moçambique, que também foi afetado pelo ciclone, nossas equipes atuaram no controle de um surto de cólera na província de Zambézia, onde foi registrado um número crescente de casos da doença por causa da destruição de infraestruturas de abastecimento de água.

Conflitos no Sudão

No dia 15 de abril, intensos conflitos tomaram a capital, Cartum, e outras áreas do Sudão. Profissionais de MSF testemunharam uma situação terrível nos locais onde fornecemos cuidados de saúde. Equipes relataram que as unidades de saúde ficaram sobrecarregadas, enquanto milhares de pessoas fugiam para áreas consideradas mais seguras. MSF atendeu centenas de feridos no hospital que apoia em El Fasher, Darfur do Norte. O Hospital Universitário El Geneina, também apoiado por MSF, foi saqueado durante uma invasão violenta. Os conflitos geraram necessidades humanitárias e médicas imensas, com pessoas lutando para obter comida, água, medicamentos e cuidados de saúde.**

Quero ajudar
Toda ajuda é muito importante para nós